janeiro 05, 2013

Os dias que precedem

Eu tenho um ´diário de bordo´ manual que faço todo dia antes de dormir. No dia 09 novembro escrevi:
Peso: Baleia
How I feel: extremamente desesperançosa, gorda, sozinha, fracassada, inchada

Entre esse dia e a consulta foram 20 dias. Ah! Eu já queria sair do consultório com o balão, se isso fosse algo possível.
Mas enfim, decisão tomada, vamos aos atos.
Fiz logo um monte de exames de laboratório e imagem enquanto aguardava o dia da consulta com o cirurgião.
Encontrei entrevistas com ele na net e ali já diminui minha lista de perguntas.
Meu medo era ele dizer que para meu IMC (quase 40) não adiantava colocar o balão. Que seria melhor a bariátrica.

A consulta foi ótima. Médico super direto, honesto, olho no olho.
´Não adianta botar o balão e ficar no sofá´
Como eu já tinha todos os exames prontos, só faltava o aval da nutricionista para podermos marcar o dia da colocação.
Ah sim, importantíssimo. Eu precisava decidir se queria o de ar (mais caro) ou o de líquido.
O de líquido, mais comum, tinha uma adaptação inicial mais difícil. Sensação de plenitude e também de peso (600g). O de ar pesa apenas 30g. O resultado final era considerado o mesmo.
Então, botar um mais barato com reações piores ou ser mais gentil comigo e botar o mais caro?
Habitualmente eu pago pra ver, quero dizer, procuro enfrentar as piores coisas. E meu lado masoquista  achava que eu merecia sim sofrer um pouquinho....
Mas nos 45 do segundo tempo decidi pelo de ar. Resolvi me fazer esse agrado. Só Deus sabe como essa decisão foi a mais importante que tomei.....
Na consulta com o cirurgião eu já estava com 107kg. Pow, tava me dando nojo já. Nojo de mim.
No dia da nutricionista (4 dias depois) já eram 107,8kg. Nossa Senhora da obesidade mórbida!
Me dá essa balão... me dá! Me dá!

Então, dieta montada. Primeiros dias só líquido, depois papa, e alguns poucos sólidos por 30 dias.
Procedimento marcado para 10 dezembro.

As críticas principais dos amigos foram: ´Você vai fazer isso na época das festas de fim de ano? Deixa passar isso tudo e faz´
Ok..ok... eu deixo passarem as festas, com essa ansidade, com esse metabolismo extraterrestre, com essa fome de tubarão. Aí em janeiro, quando eu for colocar o bendito, já serão 120kg, nenhuma calcinha ou sutiã que sirvam. Vou pra clínica vestida numa cortina de box.

Fiquei numa ansiedade louca, contando os dias pro procedimento, me despedindo das comidas e vendo a parte prática. Foi tudo muito rápido na verdade. Quando deu o estalo da idéia, e depois a decisão, eu não quis perder um minuto sequer. Ficou pouco tempo pra me programar.
O mais urgente era quem iria ficar comigo nos primeiros dias. Meu namorado tava fora de cogitação. Trabalhando, não cozinha nada e não é o perfil dele. Minha mãe mora em outra cidade e viria correndo, voando, se eu pedisse, mas é muito estressada e nesse momento não seria bom pra ela viajar. Aliás, não contei nada pra meus pais e minha irmãs sobre isso. Preferi poupá-los dessa preocupação. Só depois que baixasse a poeira é que falaria tudo.
Pensei, pensei e no final decidi por uma cunhada que havia acabado de sair do emprego e que sabe cozinhar bem. Fundamental uma boa cozinheira pra transformar papas e sopas em algo comível. Eu odeio sopas, odeio papas. Minha boca precisa mastigar, fazer crec crec.

Exames...... ok
Nutricionista ......   ok
Pagamento....   ok
Cunhada boa de fogão..... ok
Compras de verduras e legumes (alienígenas na minha geladeira)..... ok
Dispensa no trabalho.... ok
Pagamento de R$7,5K.... ok
Segredo com meus pais.... ok
Empregada ...... Falta

Faltava agora arranjar uma empregada para trabalhar em casa já que em muitos e muitos anos só tive diarista.
Mas, o que tem a ver uma empregada com um balão? Tudo !
De que adianta botar um balão, perder peso, e depois voltar pra mesma rotina de chegar em casa tarde, cansada, e comer qualquer coisa? Detalhe: eu e o respectivo somos inimigos da culinária.


24 horas antes do procedimento iniciei dieta líquida, sendo que o  primeiro líquido a adentrar meu estômago tinha que ser uma coca-cola. Meu esposo disse hummmmmmmm. Eu disse arrrrrrrgh.  
O-D-E-I-O refrigerantes.

Era um domingo, minha amiga queria ir no shopping. Lá vamos nós. Eu no suquinho, vendo todas aquelas MILHARES de opções e tentações..
É moça.. Vai se acostumando viu?
12 horas antes do procedimento era hora de mais uma coca-cola. Oh Jesus! Não sabia que o sofrimento já começava tão cedo.
E a coca-cola foi o último alimento(?) que vi durante horas.
Daí em diante, dieta zero ou a famosa dieta da luz.

E o MEDO/PÂNICO/PAVOR de acordar de madrugada e comer?
A porta da cozinha não tem chave, então botei uma cadeira atrás da porta (por dentro) e duas cadeiras na frente. Já pensou eu comer e não poder botar o balão?
Ah sim, esqueci de dizer que há meses vinha acordando 2 a 3 vezes por noite para comer. Só que em alguns momentos eu era meio sonâmbula. Quando via já tava na frente da tv com um pacote de biscoitos, ou um pão com Nutella na mão.
Estando tudo sobre controle:
Fui dormir ansiosa, feliz e com fome.


2 comentários:

  1. Balão gástrico:Um corpo estranho no estômago
    Náuseas,dores e vômitos.Esses são os primeiros efeitos colaterais que o balão gástrico causa.O balão é feito de silicone, introduzido via endoscopia e inflado no estômago causando lesões no esôfago.
    Como a promessa para obesos de perder peso em pouco tempo,no primeiro dia de uso o organismo já começa a rejeitar,pois ele não é preparado para receber esse corpo estranho.
    Há risco de rompimento do balão o que prejudica o abdômen, e pode não dar tempo de vir o socorro e haver danos maiores,como o fechamento da passagem do intestino.
    Provavelmente terá de ser realizada uma cirurgia para remover o balão gástrico.
    Por fim,pode desenvolver gastrite ou úlcera do estômago.Após sua retirada, a pessoa volta a engordar,causando o efeito sanfona que é muito prejudicial á saúde.
    Não existe melhor forma de viver bem do que manter a reeducação alimentar e praticar exercícios físicos.
    Dra Alice Amaral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alice. Obrigada por sua opinião de profissional. Concordo que o balão tem riscos, assim como a cirurgia bariátrica, cada uma a seu modo. A reeducação alimentar é sim o caminho da saúde. Inclusive não há balão ou bariátrica ou anel que dê jeito se a pessoa não mudar sua cabeça e seus hábitos. Não existe milagre. Existe sim muito esforço e dedicação.
      Mas discordo da doutora quando diz que o balão causa lesões no esôfago ao ser inflado. Não dá para generalizar. Claro que é um risco, mas não é algo que acontecerá com certeza. Existe o risco de rompimento? Claro que sim. O azul de metileno está aí justamente para sinalizar isso. Quem usa balão volta a engordar? Existe uma alta taxa de recidiva, isso é fato, mas também não dá para generalizar. Quando se trata de obesidade mórbida e busca pela saúde acho que a pessoa deve antes de mais nada se informar, considerar todas as opções, decidir com responsabilidade. Dá para emagrecer apenas com RA e exercícios? Que maravilha! Maneira mais saudável impossível. E quando depois de anos tentando, com muitos problemas decorrentes da obesidade, a pessoa não consegue, não seria o caso de pensar em outras opções que a medicina dispõe?
      Obrigada pela visita.
      Bjks

      Excluir

O que achou?