outubro 28, 2014

As dietas do FatSecret Brasil




Gente, aos poucos tou mexendo lá na comunidade. Parece um grande salão onde a galera se conhece há séculos, enquanto tem outros que ficam nos cantinhos, calados.
Tem muita coisa pra ler, muitas histórias. Mas no fim de tudo é como se pairasse uma torcida, uma força de ´siga em frente´.

Não há julgamentos. Todos sabem como é estar no sapato uns dos outros.
Vejo que a grande regra silenciosa de lá é não mentir.
Não li em nenhum lugar e ninguém em falou isso. É um feeling.
Parece lógico que não se deve mentir, mas não é bem assim. Quem é gordo, faz dieta e se restringe, volta e meia mente. Mente pra si, pros outros, pros diários, pros blogs. Pequenas omissões do que comeu, do que fez ou deixou de fazer, pequenas distorções do humor, pequenas alterações nas metas, no peso, nas medidas. Tudo isso com a intenção de disfarçar os ´fracassos´, os julgamentos. E, sim, tudo isso com a imensa e verdadeira intenção de poder recuperar depois. Me faço entender?
Eu fico pensando, quando meu peso subir, calma, não é pessimismo, é que eu me peso todos os dias então volta e meia é normal que suba. Então, quando subir, vai dar uma vontadezinha de não registrar, de esperar para ver no dia seguinte se vai descer, não vai? Claro que vai. Já senti hoje quando deu o mesmo peso de ontem. Pensei por uns segundos ´ah, deixa quieto, amanhã eu boto o peso que certamente estará menor´.
E se não estiver? Alto risco de virar uma bola de neve.
Então a primeira e maior regra é não mentir. Mentir pra que? Pra não ser julgada? Por quem? Por mim ou pelos outros?
Meu auto-julgamento já é constante. Difícil fugir. E o julgamento dos outros, dói tanto assim? Acho que dói porque encontra um cúmplice no auto-julgamento, que é o que realmente tem peso e valor. Complexo isso...


Mas voltando à comunidade, eu vejo eles falando de vários tipos de dieta: Atkins, Paleo, Lowcarb e sei lá quantas outras. Se me perguntarem não sei bem qual eu sigo. Hipocalórica talvez?
Se alguém observar meu diário de alimentação vai dizer que é Highcarb e Lowprotein. Uma beleza não?



Ahhhh, mas não é motivo para vergonha ou tristeza. Eu sempre soube que em algum momento iria avaliar e mudar o nível dos alimentos que boto pra dentro, só que esse momento ainda não chegou.
Qual foi meu objetivo inicial? Parar de engordar. E consegui não foi?! Quatro meses sem engordar. E ainda perdi alguns vários quilos.
É do jeito mais adequado? Não, não é.
Preciso botar frutas, verduras e proteína (principalmente) pra dentro. Preciso diminuir e muito os carbs, o sal e as gorduras.


Pois, é o que está funcionando agora, criatura!!!
ENTÃO!!!
Eu fico vendo o povo lá falando em livros, regras, sites, que comida não sei que faz mal, e me cobro fazer também.
Mas do que adianta seguir um negócio perfeito por duas semanas e ficar aflita, restrita e depois largar tudo? Não é melhor ficar como estou, aos poucos aprendendo a ouvir meu corpo, sem me restringir tanto, sem me maltratar, e de quebra ir perdendo peso, mesmo que muito mais devagar do que eu gostaria??
Sim, com certeza.
E mesmo nesse esquema atual, eu já consegui vários ganhos. Das quase 3000Kcal/ dia baixei para 1700Kcal. Aumentei a água de 1 litro para 1,5 litros por dia, alguns dias até 1,8 litros. Algum valor isso tem que ter não?
No mínimo no mínimo meu metabolismo deve estar menos sobrecarregado.


Então eu vou por esse caminho mesmo. Seguindo do jeito que estou. Focando em manter no máximo 1700Kcal/dia, em tomar no mínimo 1,5 litros de água mas tentando aumentar essa quantidade. Focando em me reabilitar fisicamente para poder então fazer algo aeróbico. Focando em não me agredir, em ser gentil comigo.
Depois, bem depois, bem aos poucos, e cada coisa na sua vez, eu vou mudando o resto. Cada mudança no seu tempo pro corpo poder entender que algo mudou e não protestar tanto assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?