outubro 26, 2014

Dores



Na cama ontem com meu namorado antes de dormir:

- Amor, vc nesse momento sente alguma dor? Tem alguma parte do seu corpo que está doendo, por menor que seja?
- Hummmmm, não... (com voz de que está ouvindo uma louca falando). Por que, vc sente?
- (respirando fundo) Sim. Nesse momento em muitos lugares.
- Quais?
- Pra começar a ATM direita, dor de cabeça na testa, dor dentro do olho direito, depois várias dores nos músculos cervicais, dor embaixo do omoplata esquerdo, dor no psoas direito, dor em músculos da cintura dos dois lados, as dores de sempre na lombar, dor no joelho esquerdo...
- E por que isso????? Por que não toma remédio?
- Eu tenho sempre, há muito tempo. Não quero ficar tomando remédio direto. Minha fisio disse que tem jeito, posso me livrar dessas dores. Na verdade algumas já melhoraram bastante. A cervical por exemplo, era um bloco só de dor, o trapézio todo, o ecom, a galera toda. Agora já consigo separar só alguns que doem.


Eu senti tanta, mas tanta, mas tanta inveja dele naquela hora. Pensar que ele tava deitado ali, completamente sem dor, zero dor. Ai ai..
Imagino que quem tem dor crônica vive o dilema entre não ficar falando pros outros o que sente (porque vira persona non grata) e poder falar para ser compreendida, ajudada, confortada. Pelo menos eu me sinto assim.
Não quero ficar me vitimizando. Inclusive disse isso a ele ontem. Mas a sensação de que eu tenho é que não sou compreendida. Não especificamente por meu namorado. Em geral mesmo. Será que quem tem dores assim pensa do mesmo jeito? Também sente essa necessidade de entendimento? Não é pena o que busco. É reconhecimento. Muito diferente.
Minhas dores não são incapacitantes na maioria das vezes, felizmente. São aquelas coisas que chateiam, que te lembram que estão ali 24/7.
Ontem mesmo comecei esse assunto com ele porque fui fazer um movimento bobinho, já deitada, pra me aninhar melhor perto dele, e , PÁ!, puxei esse músculo embaixo do omoplata. Ridículo não?
Já foi pior.
Hoje está doendo no lugar. Quando respiro fundo ou espirro, mas até esqueço dele.
Pior foi na época em que, por exemplo, eu fui forrar a cama, e na hora em que fiz o movimento clássico de estender o lençol no ar, PÁAAAAA!!!!, lasquei com vários músculos e fiquei dias sem poder respirar um pouquinho mais fundo que fosse. Ou quando travei os dois trapézios de vez na véspera de viajar pra Europa, ou quando... Ah, deixa. A lista é grande.
Essas são as dorezinhas.
De grave mesmo tem a questão das hérnias lombares e dos joelhos. Essas sim, muito perturbadoras.

Lembro das várias tentativas de fazer exercícios, e os motivos para ter parado. As caminhadas parei no início por dores fortes nos tibiais, depois o joelho, depois a lombar (tudo junto). A piscina, por joelho e lombar. A esteira, joelho e lombar.
Ah, sem falar de um negócio estranho que eu tenho. Às vezes eu sinto umas dores no couro cabeludo, sabe quando a gente bate na quina da janela e fica aquele pontinho dolorido? São pontinhos que eu sinto doerem quando mexo as sobrancelhas (fazendo o couro cabeludo mexer também), ou quando penteio o cabelo ou quando toco. Com o detalhe de não ter levado pancada.

Mas fato é que sim, no geral estou um pouco melhor sim. As ´crises´ de ´puxar músculo´ estão menos frequentes e mais leves também. Isso me dá esperanças. É muito, muito lento....mas, o que fazer? Desistir? Na na ni na não.


Á propósito, sobre a esteira , não percebi dores diferentes na lombar por causa do meu teste de ontem. Thank God ! O joelho tá queimando um pouco. Vou decidir se tento hoje de novo ou não.
Estou inclinada a tentar. Pelo menos a vontade tem (aleluia!).
Ah, se eu tentar hoje, vou fazer diferente. Primeiro faço os abdominais para aquecer os musculos, principalmente o abdomen transverso. Quem sabe assim minha sustentação de tronco fica um pouquinho melhor????
E vamos que vamos: passos de bebê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?