março 10, 2015

Ensinamentos

Tudo que a gente faz, errando ou acertando, traz ensinamentos.
Principalmente nos erros. Só que às vezes o foco é tanto no que deu errado, e no que aquilo significa (meu caso) que a gente deixa de aprender.
Eu tenho uma tendência enorme a ver o lado ruim das coisas, o que eu perdi, o que eu deixei de fazer.
Sendo assim, o que posso aprender com minha fase atual, com meus atos de agora?? O que posso melhorar com os tropeços da minha jornada?
Não terei essa resposta agora. Isso é caso pra muita reflexão mas vamos lá:

(Post passível de atualizações)
  • Dormir mal estraga o resto do meu dia

Falta de rotina no meu sono é muito perigoso. Muitas vezes durmo tarde para ficar um pouco mais com meu namorado. Se eu dormir bem, beleza, dá pra compensar as poucas horas de sono. Se eu dormir mal, fico mole o resto do dia. Até a rinite ataca. Se eu dormir de dia é bom e ruim: não fico desmaiando de cansaço mas também não tenho energia pra nada.

  • Meu humor melhora quando consigo sair de casa

Busco o isolamento de forma até inconsciente mas quando eu saio, convivo, mesmo que eu não fale dos problemas com ninguém, já dou uma melhorada.

  • Meu humor piora quando meu namorado está com sentimentos negativos (me contamino)

Ele tem um padrão de sono horroroso: dorme quase nada na semana e dorme demais no findi. Fica irritado na semana e indisposto no fim de semana. Me contamino fácil com o mau humor dele. Fico ressentida pela falta de lazer, de atenção, de cumplicidade.

  • Ainda confundo sede com fome

Consegui aumentar a ingesta de água. Nos melhores dias consigo chegar a 2l (que é 66% da minha meta). Nos piores dias me esforço para ser ao menos 1 litro. Ótimo para quem bebia os 750ml/dia. Sinto algumas melhoras. Alguns dias a urina está clarinha. Nas manhãs não tenho mais a garganta colando de seca. Ainda preciso aumentar mais.

  • Pouca proteína estraga meu IDH

Adoro carboidratos, principalmente massa salgada. Acabo esquecendo as proteínas. No IDH, elas (proteínas), às vezes, contam muitas calorias, mas dão saciedade muito mais tempo. Fora os benefícios nutricionais. Pouca proteína, fome mais cedo, mais calorias pra dentro.

  • Preciso me pesar todos os dias

Se meu peso subir fico chateada até a próxima pesagem. Se eu não me pesar fico ansiosíssima. Se o peso baixar, dá uma colorida no meu dia. Não estou pronta para abrir mão disso, ainda.

  • Adoro salgadinhos

Ainda não consigo tirar os salgadinhos. Às vezes fico um dia ou outro sem comer, em outros como pouco. O sal me faz muito mal. Não digo de metabolismo, que nem sei. Falo de sintomas de retenção de líquidos.

  • As limitações físicas me desestabilizam emocionalmente

Sempre que fica evidente algo que eu fazia e não posso mais fazer, eu sofro. Mais do que deveria.
 
  • Fazer compras com fome é suicídio dietético

Mesmo que seja só pra comprar um pão, mesmo que lá a tentação não ganhe, é uma tortura desnecessária ficar vendo coisas que a mente gulosa quer, e não poder comprar.

  • As conquistas não estão sendo comemoradas

Mesmo pequenas, são conquistas. Tudo tem que começar por algum lugar. As melhoras no pilates, o peso que perdi com o app, não foram devidamente valorizados. Sempre tem aquele pensamento de ´ainda falta muito´

  • Descobri a fonte maior de calorias

A gente sempre sabe que tal coisa engorda mais ou engorda menos. Sim, eu sei que sempre fui a rainha do carboidrato. Mas com o app do Fatsecret consegui ver melhor o todo e das coisas que comia, as piores eram pão de queijo, massas congeladas e sequilhos. Achava que seriam os salgadinhos de pacote. Não sou de refrigerante, nem de álcool. Não ando em docerias, padarias, delicatessens. O problema fica nas gôndolas do mercado.

  • Preciso pesar e anotar tudo que como

Quando paro de anotar as calorias eu fico muito solta, perdida. Acabo engordando. Anotar tudo no Fatsecret  não só me direciona pro limite calórico de dia. Também consigo keep track nas proteínas.

  • Metas realistas funcionam melhor

Mini-metas me dão mini-vitórias. Sem recompensas não se criam hábitos.

  • O dia pode começar com junk food

Comer besteira logo de manhã não significa que o dia está perdido. Não tem essa de ´quebrei a dieta´. Não preciso ter o pensamento de ´amanhã eu recomeço´. Várias vezes comi chocolate, salgadinho ou qualquer outra porcaria de manhã, e consegui fazer caber no meu IDH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?