julho 19, 2014

Upgrade

(Post feito em 10 julho)

Acordei animadinha pra:

  • fazer esteira
  • fazer uma trança (e não usar piranha)
  • botar perfume
  • dar uma ajeitada na casa
  • arrumar esse blog
(Parece pouco, mas pra mim não é)
Efeito do antidepressivo? Que seja.
Mesmo sendo ontem uma noite ruim (discussão com namorado), mesmo dormindo mal, mesmo acordando com dor de cabeça...
Que bom né?
Futuquei algumas coisas no layout do Blogger. Bati cabeça pra configurar umas coisinhas.
Não mudou muito mas eu gostei.
Maaaaaaaaas, o mais legal mesmo foi que botei Tickers. Fazia tempo que eu queria. Já tinha visto mas não sabia o nome e muito menos como botar.
Tá aí em cima ó. 
Adorei poder olhar o gráfico. Consolidar dados, ver metas, ver progressões. Adoro!
Vou olhar sempre. Tem a progressão do peso no gráfico e a meta final, sem prazo! 
Escolhi o da LilySlim, site muito fofinho, fácil de entender. Pra quem se interessar, existem vários outros temas como Casamento, Amamentação, Gravidez, Viagem, Aniversário, and so on...
Agora falta conseguir colocar na barra lateral os sites que eu acompanho. Facilita pra mim e imagino que pode ajudar a mais alguém também.
Mexi um bocado no FatSecret e até agora não acho esse danado do Leitor de Código de Barras. Será que foi retirado ou eu que sou tapada demais? Às vezes é tão trabalhooooooso adicionar um alimento, dá preguiça.
Não acho que ter algo muito trabalhoso ajude a emagrecer.



Falando em emagrecer, meu peso hoje me surpreendeu. Quase saí da casa dos 97! Emagrecer nem é meu objetivo oficial (leia-se, emagrecer é o objetivo eterno mas, no momento, é manter o peso). Eu sei, eu sei, tem muita flutuação e tal. Mas deixa eu ficar feliz certo? Pelo menos desinchando eu estou.



Ontem eu comi ravioli de queijo COM molho de queijo no almoço, Cremogema de tarde e pastel frito de frango no jantar.
Genteeeeeeeeeeeeee, pastel frito é uma bomba!!! E eu nem gosto tanto assim de fritura. Não faço muita questão.
Procurei durante uma meia hora o valor nutricional do pastel frito de frango. Só achava frango com catupiry, de queijo, de carne, de qualquer coisa e nada de achar o que eu queria. Ninguém no mundo fez esse cálculo ainda não? Unbelievable.
E nessa de procurar essa tabela do pastel eu fui perdendo a vontade de comer o segundo (era daqueles pequenos viu?)
Resultado, mesmo com essas delícias (amooooo queijo), eu fechei o dia em 102% do IDR. 


Simplesmente chegou a hora de dormir e eu tinha comido tudo que (realmente) quis. Bom D+

Falando sobre a esteira: o técnico arrumou, beleza. Comecei a usar no mesmo dia (incrível!), por 10 min (só?). Foi o que deu tá?
No primeiro dia enchi o saco. No segundo, senti um músculo na canela (ainda dói) e achei melhor parar. Hoje, senti o joelho. Ai Ai Ai.
Gelo Gelo Gelo Gelo pra arrumar essa condromálacia nojenta. Mas vou ficar tentando nem que seja 5 min na velocidade mínima. Quero criar um hábito. Aproveitar que a vontade está vindo.


Pra completar, sinto que chegou a hora de oficializar o uso do FatSecret. Tem umas coisinhas chatas, mas eu dou conta. Eu gostei dele. Vejo um futuro. Não me sinto oprimida. Não me sinto limitada, privada. Foi um test-drive, acidental, que deu certo. Justo eu, que tudo planejo, organizo, analiso, foi bom acontecer algo assim meio sem querer, meio de brincadeira.
Então, como será? 
Primeiro, e mais óbvio, é manter o registro de tudo. No cheating.
Segundo, o que fazer com tantos indicadores? 
Em algum momento vou acompanhar o tanto de sódio, mas não agora, vai pra gaveta. Assim como ver o tanto de gorduras. Gaveta também. Proteínas? Gaveta. Horários das refeições, frutas, verduras etc etc.
Exercícios? Hummmmm Não dá pra esperar muito disso ainda porque meu joelho resolveu encher o saco de novo. Vou pensar. Não acho muito inteligente uma meta dessas agora e depois fracassar. Não preciso de desânimo.
Calorias? IDR?
É por aí.
Quanto mais eu penso, mais eu sinto que vai ser o seguinte:
  • Preciso de 2365Kcal/dia pra estar viva
  • IDR calculado de 1800Kcal
  • Não fazer exercícios nenhum (só dormir e ficar deitada) - 100% IDR = 500Kcal a menos
  • 500Kcal/dia a menos = meio kg a menos por semana = 2kg a menos por mês
  • Não vou só dormir e ficar deitada, então queimo mais que 2365Kcal/dia
  • Então, perco mais que 500Kcal/dia
Portanto:
  • Quanto mais exercício, maior perda de calorias
  • Quanto maior a perda de calorias, mais posso subir o IDR sem engordar (bom) ou mais posso descer o peso (melhor ainda)
  • Subir o IDR = passar dos 100% 
  • Poder subir o IDR = menos privações (mais comida)
  • Menos privações = menos ansiedade
  • Até onde posso subir o IDR?
  • Ideal: perder peso
  • Aceitável: manter o peso
  • Meta final: manter o IDR de, digamos, 100 a 120% (manter ou perder peso)

Quem está em dieta se sente na obrigação de só descer no gráfico. Se parar é fracasso, se subir é tragedia. Poder só manter o peso é libertador.
Poder ficar emagrecendo alternado com manter o peso, depois emagrecer mais um pouco, depois parar de novo é super libertador.
Já que não estou mais morrendo de pressa em emagrecer... Essa forma gentil comigo é bem melhor. Melhor pra minha pele, pro meu metabolismo, pra minha cabeça né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?