junho 15, 2017

Arrumando a casa

Os milagres que um sono bem dormido faz!!

Não que eu esteja exatamente dormindo beeeeem bem mas a melhora parcial que eu tive já refletiu na minha disposição.
Estando sozinha em casa ajuda bastante. Eu gosto de dormir cedinho e meu namorado vara a madrugada trabalhando e isso atrapalha um tanto.
Está sendo bom poder desacumular horas e horas de vôo sono.
Em pleno feriado acordei cedinho. Já arrumei a casa, tomei café e vim pro notebook organizar coisas.
É bem isso que preciso: Organização.

Tudo acumulado precisando de ordem pra anteontem:

  • material da faculdade
  • coisas dos trabalhos antigos
  • material pra estudar
  • pastas e pastas de papéis pra avaliar se ainda servem
  • contas antigas
  • as famigeradas listinhas de pendências
  • agendas dos últimos 5 anos
  • CDs de doc e excel
  • o blog
  • 3 ou 4 contas de email
  • backup de 3 notebooks
  • a nuvem
  • este notebook que vos fala
  • celular, whatsapp
  • a casa, gavetas, armários
  • vaidade, imagem
  • hábitos
  • relações sociais
  • sonhos, planos
  • sentimentos
e por aí vai.

São séculos de procrastinação. 

Nos últimos 5 anos o negócio piorou e muito por causa da minha saúde física, mental e emocional.
Agora é tempo de arejar tudo.
Arejar a vida!!

Por onde começar?
Jesus!
É paralisante quando a pessoa se dá conta do tamanho do problema. Do iceberg de coisas a resolver. Do tempo curto. Do tempo que passou. E aí dá-lhe se afundar nos hábitos antigos! Comer, adiar, dormir...

Na época da obra eu consegui me livrar das revistas acumuladas. Ow praga! Quem aí não tem uma pilha de revistas que vai ler um dia? Eu tinha Nova de 10 anos atrás ainda no plástico!!
Aquela velha história de " depois eu faço" "um dia eu leio" "vou deixar aqui por enquanto" "ainda vou decidir".
Tem uma hora que você precisa ser honesta com você. Vai ler isso ainda nessa encarnação? Você ainda é a mesma pessoa que há 10 anos tinha intenção de fazer isso? Essa pendência ainda faz sentido?

São muitas bolas de ferro no pé que precisam ser retiradas. A vida tem que ser mais leve. Ninguém merece carregar tanto fardo. Aquelas coisas eternamente apitando no fundinho do seu cérebro dizendo "não esqueça de mim, estou aqui!".
Já basta o peso físico pra levar pra lá e pra cá.
Tou cansada dessa sensação eterna de algo faltando, despreparo, inadequação, coisa por fazer, de estar devendo algo a alguém ou a mim.. Super desgastante.

Enfim, por onde começar?
Uma vez eu li sobre um método interessante pra organizar tarefas (além do sem número de apps disponíveis pra fazer isso). Esse método acho legal porque em qualquer situação eu paro e faço uma pergunta simples e isso me guia.
Sabe aquelas horas ai-meu-Deus-é-muita-coisa-por-onde-eu-começo ? Aquele momento muita-calma-nessa-hora ?

É mais ou menos assim:

As coisas são sempre classificadas em Urgentes, Importantes, Não Urgentes e Não Importantes.
Sempre sempre sempre.
Daí você tem quatro grupos de acordo com a "gravidade":


  1. Urgente e Importante
  2. Urgente e Não Importante
  3. Não Urgente e Importante
  4. Não Urgente e Não Importante
Basicamente você olha pro seu emaranhado de problemas e se pergunta "o que aqui é mais urgente e importante?" Se for mais de uma coisa classificada como 1, obviamente você mede entre as duas e escolhe a que tem mais "impacto". Fez todas as tarefas número 1? 
Automaticamente você sabe quais as tarefas 2.
Fez tudo?
Agora olhe pro seu emaranhado e pergunte pro que sobrou, "qual de vocês é mais importante?" 
Resolva então as tarefas 3..
E assim só sobram as tarefas 4.

Normalmente a gente costuma perder tempo justamente fazendo as tarefas 4 e vai deixando 1,2 e 3 pra depois. Observe!

O critério para o que é urgente, importante etc é muito particular. Inclusive algo que pra você hoje é importante, amanhã pode ser urgente. Algo que hoje é não urgente, amanhã pode ser importante. É muito flexível, como a vida.

Parece fácil? E é!
O difícil é apenas se educar a parar e olhar as coisas. Ter a consciência de se questionar. 
Sempre que eu uso esse método eu me saio bem. Confesso que falta me educar pra usar mais. Beeem mais.

Se minha explicação não tiver sido boa é só dizer que eu faço outra com exemplos. Tou com preguiça agora! 
E tenho outras coisas mais urgentes e mais importantes pra resolver. 
Se é que me entende!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?