setembro 29, 2014

Divã

(post escrito em 12 setembro)


Não tou falando do livro da Martha Medeiros (adorei), nem da nobre peça mobiliária que tantos dramas e choros já presenciou. Tou falando desse blog.
Não sei porque (talvez seja até obvio) hoje acordei com esse pensamento:
Blog = divã.
Há alguns dias não tenho me sentido muito bem. Na cabeça. Na mente. O que fazer? A quem recorrer? O que mudar? O que manter?
E daí eu pensei em vir aqui escrever. Desabafar. Arrumar os pensamentos. Reconstruir as metas, os mecanismos mentais pra fazer, sentir e viver as coisas.
Oras! Não era exatamente isso que eu fazia na terapia?
Há 11 dias não tenho vontade de vir aqui. Digo, vontade de escrever. Sempre venho. Sempre olho os comentários, os emails, as estatísticas. Mas escrever não me dava tesão. Stress nenhum por isso.
Mas agora quis voltar.
Saudade? Na na ni na não. Not exactly.

respirando fuuuuundo (deixa de lero lero e vamos lá)

Uma breve história dos últimos meses

Era uma vez, eu.
Gorda, deprimida, culpada, sem saber o que fazer. Como mudar praticamente tudo?
Por onde começar? Ser radical ou ter bom senso (post aqui)?
Fora isso, ainda pesava o padrão de comportamento 8 ou 80 (post aqui)
Em algum momento resolvi ir pelo meio termo e decidi seguir uma política de não-agressão a mim (post aqui)
Tentei dar uma melhorada no sono (post aqui), coisa que não consegui, mas não atrapalhou tanto assim...
Aí cheguei no Fat Secret (post aqui e aqui). No início só observei meu comportamento, depois naturalmente fui diminuindo minhas calorias. Não me cobrei nada, não impus nada. Só ESCOLHI ser mais gentil. Observar mais o que botava pra dentro. Escolhendo sempre o que realmente me dava prazer em comer.
Minha meta na época era parar de engordar. Resultado: não só parei de engordar como comecei a emagrecer. Sem abandonar minha junk food (ainda), sem exercícios (ainda) e sem angústia ou cobranças. Mas com observação e honestidade. Absolutamente tudo era registrado, todas as tabelas de nutrientes eram analisadas, todas as comidas eram escolhidas, mastigadas lentamente e por aí vai.
Me senti serena.
Fui seguindo a política de uma coisa de cada vez. Em algum momento eu teria que mudar a qualidade dos alimentos, cuidar da pele, fazer exercícios, mudar o guarda-roupa e todas as outras coisas que me deixam insatisfeita. Mas, uma coisa de cada vez. E isso ajudou muito a diminuir a angústia e ansiedade.
Confesso que nos primeiros dias do aplicativo FatSecret, eu senti muita culpa em ver quantas calorias estava acostumada a comer. Depois quando fui diminuindo, mesmo não sendo um processo radical, eu sentia muita pressa em ver o peso descer o mais rápido possível (like all fat people). Claro que não desceu rápido, estava saudável, satisfatório (não pra mim) em termos de bom senso. Segurei na mão de Deus e fui seguindo. Só anotando tudo. Fazendo as comidas, que eu queria comer, caberem nas 1800kcal.
E assim perdi 5 quilos em 75 dias de FatSecret. Contando com alguns dias no início quando eu comia de tudo (2500 a 3000kcal/dia) e com os dias do peso quase parado. Média de 100g/dia.
Aí resolvi dar o passo seguinte e medir a água (post aqui ou aqui). Até agora consegui melhorar quase 50%. É duro. Com muito esforço eu chego em 1500ml/dia.
Com exceção das muitas idas ao banheiro (principalmente no início) e a urina mais clara, ainda não notei grandes diferenças. Quero crer que meu corpo está mais feliz com mais água (ou pelo menos um pouco menos triste).
Enquanto isso tudo rolava, acabei descobrindo uma piora na minha coluna (post aqui). Dei uma baqueada mas segui em frente. RPG e pilates. Tenho um monte de coisas pra melhorar nos músculos, pontos gatilho, encurtamento etc, mas tá indo. Lento, mas está.

Em todos esses 70 e poucos dias eu sempre baqueei um pouquinho quando o peso subia (poucas gramas) mas no final das contas nos dias seguintes descia. E tudo bem. Só que há uns 25 dias meu peso fica variando de 92,4 a 92,9kg. Um dia pra cima, um dia pra baixo, um dia pra cima, um dia pra baixo...Um saco. À propósito, continuo me pesando todos os dias, quando acordo, depois do xixi, mais ou menos com o mesmo tipo de roupa. Continuo também com o mesmo nível de exercícios aeróbicos (zero) e a maior parte do tempo em casa. Continuo com as 1800kcal/dia. E porque essa porcaria de peso não desce??
Claro que sempre que como mais sódio, dou uma inchada e o peso sobe. Aí eu compenso no outro dia e depois desce. But, mesmo agora com mais água, e mesmo que esteja me acabando no sódio, não era pra ter saído disso em quase um mês??? Cade o padrão que meu corpo estava seguindo??
Porque, eu fiz tudo igual. Calorias iguais, exercícios iguais, sódio igual. Só a água aumentou.
Ahhhhhhhhhh tá, pode ser que eu esteja mais pesada por causa da água né???
Não santa. Nada a ver. Minha balança tem medida de massa gorda (tá, não é muito confiável, eu sei) e também tou urinando mais, lembra?
Será que é aquele lance de que depois de um tempo o corpo para de emagrecer???

Muitos serás depois... O fato é que, antes, quando o peso subia, eu ficava encucada. Mas em um ou dois dias ele descia e eu relaxava. E agora eu tou encucada cronicamente. Na verdade, não estava percebendo isso muito bem porque estava me ligando mais na água. Aí há uns 5 dias percebi. Caiu a ficha.
Quase um mês e não sai disso?????
Parei até de atualizar a régua do peso ali no início do blog.
Consequência:

  • Super ansiedade
  • Vontade de comer, beliscar toda hora
  • Aumento no sódio (salgadinhos)
  • Parei de anotar as comidas na hora que comia, deixando tudo pro fim do dia
  • Alguns pesadelos
  • Relaxei na melhora da água
O bom é que não faltei ao pilates. E também o RPG passou de semanal para quinzenal.
Algo mais de bom? Acho que não.
Esse negócio de deixar pra anotar as comidas no FatSecret depois não dá certo. Grande parte do sucesso é você ver seu IDH aumentando e assim planejar o dia. Deixar pra fazer depois traz surpresas desagradáveis (já tou em 90% e ainda são 4 da tarde!!)
Foi bem difícil manter a serenidade nos últimos dias (104%, 91%, 114% e 101%)
Entenda: na grande maioria dos dias eu não chego aos 100%,
E daí hoje eu meti o pé na jaca. Comecei com os salgadinhos pela manhã. Exatamente, OS salgadinhos.
Antes eu deixava pra comer um por dia, e sempre no fim da tarde ou de noite. Assim controlava melhor. Sabia que podia comer (não dava fissura) e não passava dos 100% (durante o dia regrava as outras coisas pra caber o salgadinho). Mas hoje nem sei ainda o tamanho do prejuízo. Não anotei tudo no FatSecret.

Ai meu Deus, amanhã vou estar mais gorda e inchada
É claro que sim
Arrrrrrghhh
Calma, não é o fim do mundo. Pense que você não saiu da estrada. Apenas parou no acostamento para fazer uns ajustes. Recalcule a rota (post aqui)


E agora? Como recalcular essa rota?



Update:

O IDH deste dia foi de 144% (2583Kcal)


2 comentários:

  1. Estou lendo seu blog dia a dia e por isso ainda não sei se você já descobriu o que vou contar: sempre que emagrecemos um pouco (uns 5 quilos mais ou menos) é preciso reavaliar o IDH, porque ele muda conforme o nosso peso muda.E é bom alterar a quantidade de calorias diárias de uma semana pra outra, a fim de que o organismo não entre naquele efeito platô, muito comum. Quando eu ia à nutricionista, ela calculou meu IDH e a cada semana ela fazia um cardápio com um pouco a mais ou um pouco a menos da média, pra o organismo não acostumar e não parar de queimar (uma diferença de umas 200 calorias da média). Nisso entra toda aquela história de adaptação, do corpo achar que está sendo privado e diminuir o metabolismo, etc...) enfim, se já sabia ou descobriu depois desse post, sorry! Se não sabia, vale a pena descobrir um pouquinho mais sobre o assunto! A propósito... estou amando seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas querida! Algumas coisas já sabia sim, outras acrescentei no arquivo ``Emagrecer´´ no meu cérebro. Toda ajuda é bem vinda. Na epoca desse post eu estava realmente num plato. Bem chatinho isso mas o bom é que tem jeito. Bjks

      Excluir

O que achou?