março 20, 2016

Difícil

(escrito pela manhã)
Eu tenho depressão há muitos e muitos anos. Uso antidepressivo continuamente. Já tive fases bastantes difíceis mesmo e outras mais ou menos.
Hoje tenho um quadro controlado.
Não posso descuidar dos sintomas de quando ela está voltando.
Quando digo que hoje tenho um quadro controlado, é só maneira de dizer.
Há algumas semanas tou caindo caindo caindo caindo...
Sabe quando coisas simples demandam um esforço danado?
Não é preguiça, má vontade não.
Há algumas dias semanas meu humor tem oscilado absurdamente. Da irritação, ao choro fácil, à intolerância, à raiva, à apatia, ao ressentimento, ao descaso, à culpa, ao desamparo...Algumas ilhas isoladas de alegria e empolgação.
Na matemática final os sentimentos negativos estão prevalecendo.
Nossa Senhora. Tudo e qualquer coisa me faz chorar!!
Tenho me isolado.
Semana passada nem fui na fisioterapia. Cancelei por pura desmotivação. Mais lenha para minha culpa.
Meu namorado está se esforçando. Já o vi ter (sutis) ataques (justificados) de irritação comigo. Fica impaciente. Depois pede desculpas, tenta me ajudar. Diz que entende, faz carinho.
Eu sei que está sendo difícil pra dele conviver comigo com esse humor de cão, essa cara fechada e as reclamações o dia inteiro.
Ele é um santo de me aturar. Nunca levantou a voz. Tenho dúvidas seriíssimas se eu iria me aguentar.
Sinto muito culpa por estar maltratando ele com essa situação. Acho que ninguém precisa ficar vendo isso.
Quando eu fico nessa de dieta sim dieta não, sempre dá uma abalada no emocional. Como voltar à estaca zero, sendo que o tempo está passando. A lista de coisas acumuladas só cresce! Voltar ao mercado de trabalho, estudar, cuidar da vida social, da aparência, reformar a casa, investir no meu namoro..E eu aqui emperrada nessa porra desse peso. Fora coluna, joelhos, atm..

Tem mais ou menos 1 hora que estou sentindo minha mão e punho esquerdos formigarem. Já mudei de posição, sacudi, botei pra cima, pra baixo mas não passa.
Qual a primeira coisa que pensei? Estou infartando!
Braço esquerdo né?
Aí veio um turbilhão de pensamentos que nem dá pra botar em palavras porque não tem um formato linear.
Pensei em coração doente; mulher gorda; ambulância; pelada numa maca; uti; somatização; auto-sabotagem; críticas dos outros; auto-crítica; tudo que não vivi; pelo menos tou de dieta; culpa culpa culpa; de novo de dieta pela enésima vez e continuo gorda; hérnia no pescoço; doença neurológica; solidão; difícil pedir ajuda; não quero ninguém se metendo na minha vida; roupa suja acumulada no cesto; tem comida descente pra mim hoje?
No fundo eu sabia que não estava infartando (I really hope so). Penso mais em somatização mesmo. Ou aquela síndrome do carpo.
Preciso dizer que chorei chorei chorei?
Foi bom que botei um pouco dessa tensão pra fora.
Meu namorado está dormindo agora. Um lado ficou feliz por ele não ver essa cena, o outro lado queria ser amparado.
Quis pedir ajuda pra minha mãe. Ela viria correndo. Mas acho injusto com ela. Já anda tão ansiosa com os problemas dela..
Fico pensando em botar o balão mais uma vez. O primeiro foi tão tão difícil de usar mas me ajudou tanto. Não me arrependo. Tenho namorado essa possibilidade há algumas semanas. Um gás nessa perda de peso. Perder esse resto que ficou.
Minha fisio é contra porque vou ter que parar algumas coisas no pilates e ela acha que não vale a pena entrar de novo em crise de coluna. Nem saí direito da última!
Quando botei a Dona Redonda acho que fiquei umas 2 ou 3 semanas sem poder fazer exercícios. Não lembro bem. Mas não sei se com todo mundo é assim. No meu caso eu tive muuuuuitos sintomas desagradáveis..
E eu sou o tipo de pessoa que NÃO PODE ficar sem exercícios. Perco músculo muito rápido. Enferruja tudo.

O que fazer?
Ontem à noite cogitei seriamente dormir sem tomar banho. Sério? Justo eu que posso ter tomado 2 banhos durante o dia, mesmo assim tenho que tomar outro antes de dormir?
Sério..pensei mesmo.
E isso acende o alerta vermelho.

Juntei forças. Fiz uns alongamentos no chão (nem botei o tapete, sem saco). Pernas pra cima por causa da retenção (aliviou um pouco as dores e peso nas pernas). Fiquei pensando coisas boas, que eu dependo de mim, que posso, que Deus me dá forças para aguentar todas essas provações. E fui tomar banho.
Olha o esforço que demandou pra fazer uma coisa tão trivial.

Estou caindo num novo quadro depressivo? Ou é só uma etapa depressiva? São coisas diferentes..
O que fazer?

(escrito à noite)

O formigamento ficou durante muitas horas. Que perturbação. Fiquei tentando sublimar e seguir em frente.
Ajeitei a casa, vi uns seriados, li uns gibis, comi seguindo a dieta, dormi de tarde. E quando acordei o formigamento estava bem levinho.
Agora à noite já quase não sinto.
Somatização?
Procurei relaxar um pouco durante o dia. E fora isso chorei muuuuuito e depois tive uma DR, seguido de mais choro. Talvez isso tudo tenha aliviado essa tensão guardada..
Não gosto de dormir de tarde porque bagunça tudo. No caso de hoje não me arrependo.
A DR também foi na base da paz e da honestidade.
Meu namorado não existe.

Agora à noite consegui entrar com ele no campo de assuntos "mais sérios". Decisões sobre a reforma do apartamento, sobre a compra do novo colchão (já falei disso aqui?), imposto de renda, e outras coisas.
Nada disso foi resolvido. Só de escrever já dá ansiedade.
O caso é que venho fugindo dessas coisas de gente grande. Tudo parece muito difícil (nessa fase) pra mim. Eu era tão despachada antes, independente, destemida....Mas agora tou uma bananona. Fala sério.
São coisas chatas? São.
Impossíveis de se resolverem? Na verdade longe disso.
São trabalhosas? Aham..E é aí que entra a fuga.
Kd a disposição pra me dedicar a coisas assim???

Não aconteceu uma mágica hoje e de repente virei a mulher-maravilha das realizações. Como eu disse, entrei no campo. Falamos de leve, alguns itens, só umas pinceladas dos assuntos.
Fiz uma listinha de To-Dos bem básica.

São passos pequenos, mas são passos.
Pior é ficar parada.
Esse estar parada é que me dá muita angústia. E a angústia retro-alimenta o estado de paralisia..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?