março 13, 2017

O corticóide

Entre abril e junho eu fiquei semi-acamada por causa de uma hérnia lombar rompida.
Conseguia andar quase bem mas cansava logo, e não conseguia sentar porque doía. Então era deitada ou em pé, apenas.
Nessa época usei corticóide injetável e depois comprimido durante umas três semanas, se não me engano.
Por causa dele fiquei com alguns efeitos colaterais: pelos no rosto, pele seca (esfarelava), queda de cabelo e outros que nem lembro agora porque parece que já tem séculos que isso aconteceu.
Nessa nova piora, voltei a usar corticóide em doses cavalares durante muitas semanas. 
Resultado: muitos efeitos colaterais!
Um calor e um suor infinitos, mesmo no ar condicionado. O suor mudou de cheiro. O rosto ficou vermelho. O cabelo despencava aos tufos. A pressão, que era normal, subiu. Um aperto do peito. Palpitações frequentes. Tremores nas mãos, nos braços e no queixo, depois nas pernas. Sensibilidade nos dentes. Manchas roxas nas pernas. Cravos no nariz e testa. Muita fraqueza. Insônia. Muitos pelos no rosto todo. O rosto ficou redondo. Uma fome monstruosa incontrolável. Aumento de peso na velocidade da luz. A famosa síndrome de Cushing.
         
Antes da cirurgia eu estava com 78kg. Um recorde. Fiquei outra pessoa. Apesar de todo o sofrimento eu tinha essa alegria. Cheguei até a separar umas roupas pra doação, com ajuda da minha mãe.
Um pouco antes da cirurgia, em setembro, já com o corticóide, eu fui pra 81kg rapidamente. E em poucas semanas disparei pra 90kg!!!
Peguei de volta as roupas que ia doar...

Em relação aos outros sintomas, assim que parei o corticoide eles pararam. Alguns sumiram logo e outros ainda estão por aqui.. Mas pode-se dizer que o pior no momento é realmente o ganho de peso.
Shit!
Se não fosse isso estaria beeeem mais feliz.
Não sinto mais nada de dor na perna e não tinha absolutamente nada na lombar só que à medida em que o peso foi subindo, voltou a doer a lombar e os joelhos. Não muito. Não como era. Mas é uma chatice mesmo assim.
Não me maldigo pelo corticóide. Ele segurou demais muitas barras minhas. Foi um mal necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?